O que o diabetes tem a ver com a retina?
Atendimento especializado, buscando a solução mais adequada para suas necessidades.
Todo paciente que foi previamente diagnosticado com diabetes deve realizar um exame de fundo de olho periodicamente e cuja frequência varia a depender da gravidade do diabetes.
Isso porque o diabetes pode causar danos à sua retina, ocasionando a condição conhecida como retinopatia diabética. A retinopatia diabética ocorre quando os níveis de açúcar do sangue estão descontrolados por um longo período de tempo. Quando avançada, a retinopatia diabética pode causar complicações como a hemorragia vítrea, o descolamento de retina tracional e o edema macular diabético. Portanto, tenha cuidado, a retinopatia diabética descontrolada pode ocasionar perda visual e até mesmo cegueira em casos mais avançados.
A depender do estágio e tipo da retinopatia diabética, alguns tratamentos indicados são a fotocoagulação a laser da retina, a injeção intra-vítrea e/ou a cirurgia de vitrectomia.
O mais importante de tudo isso é: se você tem diabetes, mantenha sempre os seus níveis de açúcar do sangue controlados e faça exames de mapeamento de retina periódicos, isso vai garantir uma boa saúde de sua retina.