Mas doutora, isso é causado por estresse?
Atendimento especializado, buscando a solução mais adequada para suas necessidades.
Essa é uma pergunta recorrente no consultório. De modo geral a resposta é “não”, costuma haver uma causa outra para a maioria das doenças oculares que não o estresse. Porém neste post quero ressaltar uma doença ocular da retina que, ao contrário da maioria, está diretamente relacionada ao estresse e o nome dela é “coroidopatia serosa central”.
Trata-se de uma doença que ocorre tipicamente em homens dos 20 aos 50 anos e cursa com uma piora súbita da visão, principalmente na parte central do campo visual, ou com a distorção da visão, sintoma conhecido como metamorfopsia.
O grande causador dessa patologia parece ser o excesso de um hormônio chamado cortisol, o qual pode ter uma origem externa ao nosso organismo (exemplo: corticoides de uso oral, nasal ou injetável) ou de dentro do organismo, e aqui entra a questão do estresse: sabe-se que pessoas estressadas tem níveis mais altos de cortisol circulando no seu organismo.
A boa notícia é que essa é uma doença que tem resolução espontânea nos 2 a 3 meses iniciais na grande maioria dos casos. Entretanto, é fundamental que o diagnóstico e seguimento sejam acompanhados por um oftalmologista especialista em retina.