Doutora, precisa mesmo dilatar a pupila na minha consulta oftalmológica?
Atendimento especializado, buscando a solução mais adequada para suas necessidades.
Vamos começar esta história do começo: o que é a pupila? Pois bem, as pupilas são aberturas redondas e pretas no centro da íris (parte colorida do olho). À medida que a íris contrai e relaxa, a pupila muda de tamanho, o que permite com que mais ou menos luz entre no olho.
Para que o oftalmologista olhe a parte de traz do olho, as pupilas devem estar dilatadas (aumentadas). Nesta parte de traz do olho há estruturas nobres que são fundamentais para a visão, um bom exemplo é a retina, estrutura similar ao filme de uma máquina fotográfica, é onde a imagem se projeta antes de ser conduzida até o cérebro. Para dilatar a pupila, o oftalmologista usa colírios específicos que não só aumentam as pupilas, mas também evitam com que elas fiquem menores quando o médico iluminar os seus olhos.
Dilatar a pupila também ajuda no cálculo correto do grau dos óculos, isto é especialmente verdade no caso de pacientes jovens e míopes. Neste caso, é comum prescrever mais grau de miopia do que o paciente precisa caso a pupila não seja dilatada.
Concluindo, programe-se sempre para dilatar a pupila quando for fazer a sua consulta oftalmológica, isto vai garantir um exame mais completo e de qualidade dos seus olhos.