Curiosidades sobre a lágrima – parte 1
Atendimento especializado, buscando a solução mais adequada para suas necessidades.
As lágrimas estão costumeiramente presentes num filme emocionante ou quando cortamos uma cebola em pedaços, mas muitas vezes não nos damos conta da importância delas no nosso dia a dia. Na realidade, nós produzimos as lágrimas o tempo todo em uma quantidade aproximada de 15 a 30 galões por ano.
No que se refere a sua função, as lágrimas são essenciais para enxergarmos com nitidez e mantermos saudável a parte da frente dos olhos. Outra função que cabe às lagrimas é ajudar na comunicação das emoções.
Não sei se você sabia, mas o nosso corpo produz 3 tipos diferentes de lagrimas:
Tipo 1 – Lacrimejamento basal. Esta lágrima é produzida continuamente com a finalidade de lubrificar, nutrir e proteger a córnea, tecido transparente que forma a parede anterior do olho.
Tipo 2 – lacrimejamento reflexo. Lágrimas que são produzidas quando os nossos olhos precisam lavar ou retirar algo que está causando alguma irritação ocular, como por exemplo fumaça ou corpos estranhos. Esta lagrima é produzida em quantidades maiores do que o lacrimejamento basal e podem conter mais anticorpos para ajudar no combate a bactérias.
Tipo 3 – Lacrimejamento emocional. Lágrimas que são produzidas em resposta à alegria, tristeza, medo e outros estados emocionais.