Exames

O nosso foco é a sua visão

Veja aqui

Alguns exames essenciais para sua visão

Biomicroscopia anterior e biomicroscopia de fundo

Ambos os exames são realizados com auxílio de um aparelho chamado de lâmpada de fenda, que consiste em um microscópio associado a uma fonte de luz de alta intensidade.

Biomicroscopia anterior: utiliza-se da lâmpada de fenda para examinar a parte da frente do olho, também chamada de segmento anterior. Esta é formada pela córnea, íris, cristalino, conjuntiva e esclera.

Biomicroscopia posterior: utiliza-se da lâmpada de fenda para examinar a parte de traz do olho, também chamada de segmento posterior. Esta é formada pela retina, nervo óptico, vasos e humor vítreo.

Gonioscopia

Exame feito para analisar o ângulo entre a córnea e a íris, local onde é feita a drenagem do líquido que preenche internamente o globo ocular. A Gonioscopia é indicada para diagnosticar glaucoma, traumas oculares, tumores na íris, dentre outros.

Fundo de olho – Mapeamento de retina

Também conhecido como exame de fundo de olho, o mapeamento de retina permite que o oftalmologista analise as estruturas do segmento ocular posterior, sendo essas a retina, o vítreo, os vasos sanguíneos e o nervo óptico. Trata-se de um exame fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças, não só do olho, como também de todo o corpo.

Paquimetria computadorizada

Exame que realizado por um aparelho de tomografia computadorizada que permite a medição precisa da espessura da córnea, tecido transparente que forma a parede anterior do olho. Trata-se de um exame muito útil no diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas, como é o caso do glaucoma e do ceratocone.

Não é necessário dilatar a pupila para realizar o exame de paquimetria.

Refração

Também conhecido popularmente como “exame de vista” ou “exame de grau”, trata-se do método que possibilita quantificar o quanto o paciente consegue enxergar, além de calcular o grau dos óculos, se eles de fato forem necessários. Dentre as possíveis condições oculares possivelmente detectadas nesse exame estão: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Retinografia colorida

A retinografia colorida consiste em uma fotografia digital e em alta resolução do segmento ocular posterior, composto da retina, nervo óptico e vasos sanguíneos.

Retinografia red-free

A retinografia red-free é uma fotografia em preto e branco que complementa a retinografia colorida para análise mais detalhada das camadas mais superficiais da retina.

Teste de motilidade ocular

Exame realizado para avaliar o alinhamento ocular e a função dos músculos que coordenam a movimentação dos olhos. Fundamental, por exemplo, na avaliação de pacientes com estrabismo

Teste de adaptação de lente de contato

Nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, portanto, é necessário que o médico oftalmologista identifique o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usada por cada paciente.

Antes da adaptação da lente de contato, é necessário realizar um exame oftalmológico completo. A seguir, parte-se para a indicação, prescrição, adaptação e controle das lentes no olho do paciente.

Teste de olho seco

Também conhecido como teste de Schirmer, é feito para avaliar se o olho produz uma quantidade suficiente de lágrimas.

Este teste é classicamente indicado para pacientes com suspeita de olhos secos e também como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.

Teste de visão de cores

Teste usado para fazer o diagnostico de daltonismo, doença ocular caracterizada pela falha na distinção entre diferentes cores.

Tonometria

Exame que mede a pressão interna do globo ocular. Muito importante para avaliar se o paciente tem glaucoma, dentre outras doenças oculares.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas de luz para captar imagens tomográficas em cortes transversais das diversas camadas que compõe a retina e o nervo óptico. Apesar do nome tomografia, esse exame não envolve a exposição do paciente ao raio-X.

Você precisa realizar algum desses exames? Consulte-nos e faça seu agendamento.