Exames

O nosso foco é a sua visão

Veja aqui

Alguns exames essenciais para sua visão

Biomicroscopia anterior e biomicroscopia de fundo

Ambos os exames são realizados com auxílio de um aparelho chamado de lâmpada de fenda, que consiste em um microscópio associado a uma fonte de luz de alta intensidade.

Biomicroscopia anterior: utiliza-se da lâmpada de fenda para examinar a parte da frente do olho, também chamada de segmento anterior. Esta é formada pela córnea, íris, cristalino, conjuntiva e esclera.

Biomicroscopia posterior: utiliza-se da lâmpada de fenda para examinar a parte de traz do olho, também chamada de segmento posterior. Esta é formada pela retina, nervo óptico, vasos e humor vítreo.

Gonioscopia

Exame feito para analisar o ângulo entre a córnea e a íris, local onde é feita a drenagem do líquido que preenche internamente o globo ocular. A Gonioscopia é indicada para diagnosticar glaucoma, traumas oculares, tumores na íris, dentre outros.

Fundo de olho – Mapeamento de retina

Também conhecido como exame de fundo de olho, o mapeamento de retina permite que o oftalmologista analise as estruturas do segmento ocular posterior, sendo essas a retina, o vítreo, os vasos sanguíneos e o nervo óptico. Trata-se de um exame fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças, não só do olho, como também de todo o corpo.

Paquimetria computadorizada

Exame que realizado por um aparelho de tomografia computadorizada que permite a medição precisa da espessura da córnea, tecido transparente que forma a parede anterior do olho. Trata-se de um exame muito útil no diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas, como é o caso do glaucoma e do ceratocone.

Não é necessário dilatar a pupila para realizar o exame de paquimetria.

Refração

Também conhecido popularmente como “exame de vista” ou “exame de grau”, trata-se do método que possibilita quantificar o quanto o paciente consegue enxergar, além de calcular o grau dos óculos, se eles de fato forem necessários. Dentre as possíveis condições oculares possivelmente detectadas nesse exame estão: a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia.

Retinografia colorida

A retinografia colorida consiste em uma fotografia digital e em alta resolução do segmento ocular posterior, composto da retina, nervo óptico e vasos sanguíneos.

Retinografia red-free

A retinografia red-free é uma fotografia em preto e branco que complementa a retinografia colorida para análise mais detalhada das camadas mais superficiais da retina.

Mapeamento de retina

Também conhecido como exame de fundo de olho, o mapeamento de retina permite que o oftalmologista analise as estruturas do segmento ocular posterior, sendo essas a retina, o vítreo, os vasos sanguíneos e o nervo óptico. Trata-se de um exame fundamental na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento de diversas doenças, não só do olho, como também de todo o corpo.

Teste de motilidade ocular

Exame realizado para avaliar o alinhamento ocular e a função dos músculos que coordenam a movimentação dos olhos. Fundamental, por exemplo, na avaliação de pacientes com estrabismo

Teste de adaptação de lente de contato

Nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, portanto, é necessário que o médico oftalmologista identifique o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usada por cada paciente.

Antes da adaptação da lente de contato, é necessário realizar um exame oftalmológico completo. A seguir, parte-se para a indicação, prescrição, adaptação e controle das lentes no olho do paciente.

Teste de olho seco

Também conhecido como teste de Schirmer, é feito para avaliar se o olho produz uma quantidade suficiente de lágrimas.

Este teste é classicamente indicado para pacientes com suspeita de olhos secos e também como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.

Teste de visão de cores

Teste usado para fazer o diagnostico de daltonismo, doença ocular caracterizada pela falha na distinção entre diferentes cores.

Tonometria

Exame que mede a pressão interna do globo ocular. Muito importante para avaliar se o paciente tem glaucoma, dentre outras doenças oculares.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que utiliza ondas de luz para captar imagens tomográficas em cortes transversais das diversas camadas que compõe a retina e o nervo óptico. Apesar do nome tomografia, esse exame não envolve a exposição do paciente ao raio-X.

Tomografia de Coerência Óptica Angiography (OCTA)

O exame de Tomografia de Coerência Óptica Angiography (OCTA) consiste em um exame ultramoderno e não invasivo para captura em alta definição e análise dos vasos sanguíneos que compõe a retina e a coroide. Por meio deste exame, pode-se estudar o fluxo sanguíneo intraocular, sem a necessidade de injeção de contraste.

Ele serve como uma técnica alternativa ou complementar para outras modalidade de exame, como a angiofluoresceinografia tradicional ou a indocianina verde (exames que necessitam de injeção de contraste através de um acesso venoso no braço).

Campo Visual

O exame de campo visual, também conhecido como campimetria, é capaz de medir a área máxima de visão de cada um dos olhos quando se foca fixamente para um ponto central. Ele detectar tanto eventuais falhas na função visual que são notadas pelo paciente, quanto aquelas já presentes, mas que o paciente ainda não percebe.

Este exame é muito útil no diagnóstico e seguimento de doenças oculares como glaucoma, doenças que afetam o nervo óptico, doenças da retina e até mesmo algumas doenças neurológicas.

A sua realização é simples e não envolve nenhum desconforto. O paciente deve permanecer em frente ao aparelho, que mostrará pontos luminosos de várias intensidades. Sempre que o ponto de luz é percebido, o paciente deve, em resposta, acionar uma campainha.

Você precisa realizar algum desses exames? Consulte-nos e faça seu agendamento.