Doenças Oculares

O nosso foco é a sua visão

Conheça

Doenças dos olhos que necessitam de tratamento

Buraco macular

O que é?

Trata-se de um “buraco” que aparece na região central da retina, chamada de mácula.

Quais são os sintomas?

Nota-se uma mancha preta, fixa, no centro da visão – chamado escotoma central – ou ainda percebe-se uma piora na visão central daquele olho.

Como tratar?

O tratamento é realizado em geral através da técnica cirúrgica chamada “vitrectomia via pars plana”.

Catarata

O que é?

Dá-se o nome de catarata à condição em que há perda de transparência do cristalino, lente ocular situada atrás da íris. A catarata é considerada a maior causa de cegueira tratável em todo o mundo, e se manifesta predominantemente em idosos.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da catarata é o embaçamento visual, de modo que o paciente enxerga como se estivesse olhando através de um vidro opaco.

Como tratar?

O tratamento da catarata se dá através de uma cirurgia chamada facoemulsificação com implante de lentre intra-ocular. Tal cirurgia consiste na utilização de uma sonda de ultrassom para triturar e aspirar a catarata, para que em seguida implante-se uma lente artificial no lugar (lente intra-ocular ou LIO).
Na grande maioria dos casos, o paciente é quem indica quando é o momento adequado para se tratar a catarata, uma vez que a catarata deve estar interferindo negativamente nas atividades de vida diária do indivíduo para justificar a realização da cirurgia.

Descolamento Regmatogênico de Retina

O que é?

Caracteriza-se pela separação entre a retina e as demais camadas que formam a parede posterior do olho. O aparecimento de uma ou mais roturas na retina é a causa desse descolamento.

Quais são os sintomas?

Na fase inicial da doença, os sintomas mais comuns são a visão de pontos pretos (as chamadas “moscas volantes”) ou a percepção de flashes luminosos. Em uma fase mais avançada da doença, o paciente percebe uma mancha no campo de visão, podendo chegar a perceber piora na visão central.

Como tratar?

Em geral o descolamento de retina é uma condição grave que necessita um tratamento cirúrgico. As técnicas cirúrgicas mais utilizadas são a vitrectomia via pars plana, a retinopexia convencional e a retinopexia pneumática.

Descolamento Tracional de Retina

O que é?

Caracteriza-se pela separação entre a retina e as demais camadas que formam a parede posterior do olho. A principal causa é a tração gerada por um tecido fibroso que repuxa a retina. O diabetes melito descompensado, por tempo prolongado, é a principal causa da formação desse tecido fibroso.

Quais são os sintomas?

A principal queixa é a perda progressiva da visão. Essa perda pode começar pelo embaçamento do campo de visão central ou pela perda da visão periférica.

Como tratar?

O descolamento tracional de retina em geral é tratado com a técnica cirúrgica denominada “vitrectomia via pars plana”.

Doenças palpebrais

O que é?

Segue uma lista das doenças palpebrais mais prevalentes:

  • Hordéolo: pequeno nódulo avermelhado e doloroso que cresce na base do cílio ou sob a pálpebra. A maioria dos hordéolos são causados por uma infecção bacteriana.
  • Calázio: nodulação palpebral que ocorre quando há obstrução de uma glândula sebácea palpebral. O calázio em geral cursa com pouca ou nenhuma dor.
  • Blefarite: nome dado a inflamação que geralmente afeta a borda das pálpebras. Ocorre quando minúsculas glândulas sebáceas próximas à base dos cílios ficam obstruídas, causando irritação e vermelhidão.
  • Entrópio: condição em que a pálpebra se dobra para dentro, fazendo com que os cílios toquem a superfície ocular.
  • Ectrópio: condição em que a pálpebra se dobra para fora (evertida) de modo que sua borda não entra em contato com o globo ocular.
  • Frouxidão palpebral: quadro clínico em que há excesso de maleabilidade das pálpebras
  • Ptose: queda da pálpebra superior

Quais são os sintomas?

  • Hordéolo: nodulação palpebral avermelhada e dolorosa
  • Calázio: nodulação palpebral que pode ou são ser avermelhada e que cursa com pouco ou nenhuma dor.
  • Blefarite: prurido ocular, vermelhidão ocular e palpebral, lacrimejamento, crostas nos cílios ou hipersensibilidade à luz (fotofobia)
  • Entrópio ou ectrópio: sensação de corpo estranho dentro do olho, vermelhidão ocular, lacrimejamento ou hipersensibilidade à luz (fotofobia)
  • Frouxidão palpebral: irritação e vermelhidão ocular.
  • Ptose: a ptose leve tem apenas repercussões estéticas, já a ptose severa pode causar piora da acuidade visual por obstruir o eixo visual.

Como tratar?

  • Hordeolo ou calázio: o tratamento varia entre compressas mornas associadas à massagem, pomadas oftalmológicas ou retirada cirúrgica, cada caso específico demanda um tipo de tratamento.
  • Blefarite: higiene palpebral, as vezes associada ao tratamento medicamentoso
  • Entrópio, ectrópio, frouxidão palpebral ou ptose: há diversas opções de tratamento clínicas e/ou cirúrgicas, a indicação terapêutica vai variar de acordo com a gravidade da doença e da intensidade dos sintomas referidos pelo paciente

Erros refrativos

O que é?

Erro refrativo é uma condição em que o olho não consegue focar claramente as imagens do mundo que nos cerca. Corresponde à principal causa de baixa visual no mundo em termos de prevalência.
Pode-se dividir os erros refrativos em 4 tipos: miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.

Quais são os sintomas?

O sintoma clássico de um erro refrativo não corrigido é o embaçamento visual, que pode ser apenas para perto, apenas para longe ou ambos.

Como tratar?

O tratamento dos erros refrativo se dá principalmente através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Apenas um oftalmologista é capaz prescrever o tratamento mais adequado para corrigir o seu erro refrativo.

Glaucoma

O que é?

O glaucoma é uma condição que causa danos ao nervo óptico, geralmente devido ao aumento da pressão dos olhos. Caso não tratado, o glaucoma pode levar a cegueira.
O glaucoma pode ser dividido em 2 tipos principais: glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado.

Quais são os sintomas?

No início, o glaucoma em geral não apresenta sintomas que são significativos e é aí que mora a gravidade da questão. É por isso que o acompanhamento médico frequente é importante para fazer um diagnóstico precoce da doença, caso ela apareça. Em seus estágios avançados, o glaucoma causa redução progressiva do campo de visão.

Como tratar?

O tratamento inicial inclui o uso de colírios para abaixar a pressão do olho. O glaucoma de ângulo fechado é geralmente tratado com um procedimento chamado iridotomia com yag laser.
Casos mais avançados devem ser submetidos a cirurgia. As cirurgias mais comuns para tratamento de glaucoma são a trabeculectomia e o implante de um tubo de drenagem.

A: visão normal.
B: visão de um paciente com glaucoma avançado.

Hemorragia vítrea

O que é?

Sangramento que ocorre no segmento posterior do olho, chamado de cavidade vítrea. Pode ter diferentes causas, como por exemplo um diabetes melito descompensado, um trauma prévio ou uma rotura na retina.

Quais são os sintomas?

Percepção de borramento visual ou visão de escotomas volantes (pontos escuros em movimento).

Como tratar?

Em alguns casos, aguarda-se o sangramento regredir espontaneamente, já em outros opta-se por realizar a cirurgia chamada “vitrectomia via pars plana”.

Membrana epirretiniana

O que é?

Trata-se de uma fina membrana firmemente aderida, que se forma sobre a parte central da retina, causando um enrugamento da retina subjacente. O paciente percebe uma distorção da visão central.

Quais são os sintomas?

Borramento visual, visão dupla, distorção de modo que as linhas retas aparentem ser tortas e os objetos pareçam ser menores do que são.

Como tratar?

Caso a membrana epirretiniana cause redução da visão e/ou distorções da visão significativas e que impactem a sua qualidade de vida, o tratamento consiste na remoção da membrana epirretiniana através da técnica cirúrgica denominada “vitrectomia via pars plana”.

Tumores oculares

O que é?

Tumores oculares são patologias rara. Estes podem ser benignos ou malignos e podem afetar todas as estruturas oculares e seus anexos. Os tumores do olho podem acometer desde crianças a idosos. O tumor maligno primário mais comum na infância é o retinonoblastoma, já o tumor maligno primário mais comum do adulto é o melanoma de coroide.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser diversos, mas o fato mais preocupante é que os tumores oculares também podem cursar de maneira assintomática, principalmente em fases iniciais, o que reforça a importância de visitas regulares a um oftalmologista para exames periódicos preventivos.

Como tratar?

O tratamento é variável e vai depender de fatores como: grau de malignidades ou benignidade do tumor, tamanho, sintomas referidos pelo paciente, dentre outros.

Doenças das vias lacrimais

O que é?

A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais. Via lacrimal é o nome dado ao ducto que transporta a lágrima das glândulas lacrimais até a superfície ocular, e posteriormente para o saco lacrimal, e finalmente para o nariz. A obstrução da via lacrimal é a doença mais prevalente da via lacrimal.

Quais são os sintomas?

Dentre os sintomas típicos das doenças das vias lacrimais, cita-se:
– Aparecimento de um nódulo elevado e doloroso perto da margem lateral do nariz
– Lacrimejamento excessivo
– Secreção ocular mucosa ou de aspecto purulento

Como tratar?

Há um tratamento específico para cada uma das doenças das vias lacrimais, sendo necessária a consulta oftalmológica para estabelecer o diagnostico e o respectivo tratamento mais adequado.

Se você apresenta algum desses sintomas, ou se já tem um diagnóstico de alguma doença da oftalmológica e gostaria de receber orientações, agende sua consulta com nossos especialistas.